Qual é a sua cor?

Eu costumava não dar muita bola para esse lance de cromoterapia e de cor que mais combina com sua personalidade. Andei lendo uns artigos por aí que me fizeram se não rever meus conceitos, pelo menos parar pra pensar mais no assunto. E não é que alguns pontos desse “estudo” (tô tão aberto à questão que já considero estudo….) realmente fazem sentido? Olha só:

Segundo algumas teorias, as cores das roupas que vestimos dizem muito sobre nossa personalidade, ao mesmo tempo em que exercem uma certa influência sobre nosso comportamento. A terapia das cores nos ensina a utilizar suas virtudes para estimular ou acalmar nosso humor, ao encontrar um equilíbrio ideal entre elas.

teintes-chaudes.jpg

Se você gosta de tons quentes, como o vermelho, significa que você tem necessidade de seduzir, de calor e de impor sua personalidade. A cor deve ser usada se você sentir vontade de aumentar seu sex-appeal e sua vitalidade. Evite se estiver em um período nervoso ou se for de temperamento explosivo, o famoso pavio curto. O amarelo tem má reputação, mas qualquer um de seus tons traduz uma inteligência apurada, otimismo e gosto pelo luxo. Os homens que optam pelo amarelo geralmente não gostam de muita preocupação. Use para estimular seu dinamismo e evite quando estiver cansado ou precisando de um tempo. O laranja é a cor dos otimistas e dos sociáveis. Libera as emoções e o bom humor. Prefira outro tom se estiver num dia de pouca conversa.

teintes-froides.jpg

Homens mais calmos, organizados, tranqüilos e criativos preferem os tons frios, como o azul. É a cor a ser usada para momentos de idéias claras e a ser evitada se quiser passar uma imagem mais agressiva ou se estiver com dor-de-cotovelo. Símbolo do crescimento, o verde é geralmente usado por quem é cheio de energia e equilibrado. Use se estiver iniciando um projeto e evite se não quiser que abusem de sua boa vontade. Ambivalente, o roxo representa uma tensão entre pulsões (vermelho) e equilíbrio interior (azul). Favorece a criatividade, a espiritualidade e o trabalho com o inconsciente (profundo isso, não?). Evite o roxo se estiver atormentado por dentro e quiser passar uma imagem de extrovertido.

couleurs-neutres.jpg

Já quem prefere cores neutras, como o cinza, costuma ser uma pessoa altruísta, que não se importa de traçar seu caminho calmamente à sombra de personalidades maiores. Invista no cinza se quiser valorizar a pessoa a seu lado, mas evite se tiver que tomar as rédeas de alguma situação. O branco é uma não-cor que impressiona. Ela dá uma dimensão maior a quem a usa. Símbolo de pureza, lealdade e comprometimento, é o tom preferido de quem não tem nada a esconder. Se quiser passar confiança e respeito, pode apostar. Mas, se não quiser transmitir a imagem de ingênuo, fuja. Elegante e com fama de emagrecedor, o preto é erroneamente considerado como cor fria, já que ele não é verdadeiramente uma cor. O preto absorve e é geralmente usado por pessoas refinadas, que gostam de poder e buscam uma certa segurança (o povo da moda, rá!). Escolha o preto se quiser se sobrepor a alguém, se sentir seguro ou se precisar de concentração. Por outro lado, se for alguém com tendências depressivas, só vai piorar.

Já é o segundo post que faço a respeito do significado das cores. Até Paul Smith acredita, mas, sinceramente, alguém aí leva tudo isso a sério?

8 Respostas to “Qual é a sua cor?”

  1. Nhé, ainda prefiro ficar com a ciência do: “O que é mais bonito?”

  2. Agora vou passar a noite em claro pensando qual cor é a minha…!
    Tipo uma para cada personalidade. E são múltiplas!

  3. Eu curto sim. E levo à sério também… especialmente porque 90% das pessoas faz associações inconscientes em relação às cores, associações que ultrapssam até mesmo fronteiras culturais.

  4. Isso não tem nada a ver mas é moda! Como fã de moda masculina tenho reparado mtoooo no wardrobe da série american Gossip Girl (Warner Channel – quintas as 21h) e está sensacional, Patricia Field diva claro. os meninos se atrevem em gravatas borboletas, trenchs quadriculados e com golas, rolês de todos os tons, botas. um máximo! vc que é super experiente podia fazer uma matéria super legal né? quem sabe!

  5. Eu acredito sim, funcinona. Agora mais importante na escolha da cor na minha opiniào é a análise das cores com base na cor da pele, cabelo e olhos, está sim é bem evidente a diferença do que funciona e não.

    bjos

  6. Então, também não ligo muito não, mas agora lendo é pode até ser ! mas também vou mais pela proposta do momento… assim acho eu mais fácil[ pele, cabelo, olhos etc,etc,etc….]

  7. Acredito tbem em analise de cores, fiz o curso e mostraram beeem as cores que nao me “fazem bem” e acho que as cores refletem o que sentimos no instante, uma coisa estado de espirito…. talvez por isso nao acho que tenhamos uma cor em si, talvez uma preferida…

  8. Nunca tinha parado pra pensar no assunto, mas lendo este post me vi parado de frente ao guarda-roupas escolhendo o que vestir e normalmente escolho as cores, que como no post, tem a ver com o meu estado de espirito no dia! Rasô no estudo!

Deixe um comentário