Surf e fifties

Foi dada a largada para a temporada masculina de desfiles para a primavera-verão 2008, em Milão. Só agora comecei a ver o que já rolou e, se ficamos com sensação de quase vazio na versão brasileira, algumas tendencinhas começam a ficar evidentes por lá. Passeando pelos principais desfiles, resolvi focar nas coleções da Burberry (eu sempre gosto), Gucci, Prada e Alexander McQueen. Pelo menos para esses, os anos 50 e o universo do surf vem falando bem alto.

 Burberry

Christopher Bailey moderniza de vez a Burberry. Acende a cartela de cores e abusa de tecidos tecnológicos. Muito neoprene, misturado com náilon e gabardine, nos trench-coats ajustados em cores ácidas, nas calças no meio da canela mas com cavalo solto e botinhas de surfista, referência explícita. Tem casaco de cobra dourado no final! Sabendo pinçar as peças certas para o dia-a-dia, sem medo de gostar de moda, é uma delícia de coleção.

Alexander McQueen

Outro que se joga no pranchão é o ex-rebelde sem causa, McQueen. Só que o surfista dele é menos tecno e mais vintage. Partindo de uma foto do  americano LeRoy Grannis (um dos maiores fotógrafos de surf da década de 50 e 60), que mostra um garoto pegando onda de terno preto e camisa branca, ele misturou referências como as leggings dos LongJohns (roupa de surf, de neoprene) com jaquetinhas tipo college dos anos 50. Os meninos do casting tem topete de Elvis e óculos Ray-Ban e uma ótima estampa de flamingos aparece nas camisas, num misto de kitsch e clima de balneário americano bem legal. Modelos ensopados, vestindo os ternos escuros e camisa branca com gravatinha estreita da foto-inspiração fecham o desfile.

Gucci

Frida Giannini olhou para a Cinecittá dos anos 50, mais precisamente pro Marcello Mastroianni, misturou com os filmes de Steve McQueen dos anos 60 e deu ares de cafajeste elegante pros homens da Gucci. Muito costume branco, misturado com peças em preto e vermelho, pólos listradas, cardigans e jaquetas de motoqueiro. Tem terno estampado e com míni-quadriculados, color skinnys (dá-lhe 2nd Floor!) e um bloco meio navy, meio balneário retrô, com shortinhos e túnicas. Sapatos tipo ballet, à la Capezio ou Repetto, completam os looks. Tipo figurino de filme.

Prada

Já a Miuccia, começa com silhueta 50 nos terninhos escuros e cardigãs, e depois apela pra estética over dos anos setenta, com calças secas mas com boca aberta, estampas quadriculadas e crash surreal de prints e padronagens. Acho ótimos os macacões de camisaria e a unidade do casting, todo de meninos com cabelo à la Gladiador.

Atenção homens: Calças secas reinam, mas tem as folgadas também, ou ainda as duas coisas ao mesmo tempo. E muita sandália pesada nos pés. Afinal, é primavera.

Anúncios

3 Respostas to “Surf e fifties”

  1. Maria Prata Says:

    E as meninas que gostam de roupa de menino, vão usar o que?

  2. hypercool Says:

    Ah, as meninas podem incorporar as pólos e jaquetinhas tipo college, bem Grease!

  3. Lucas da Silva Says:

    Achei essas novas roupas
    e modas espetaculares
    coisas que um bom estilista
    use ou faça .
    com uma roupa.
    pois eu tenho meu estilo .
    mas achei esse mais lindo e me apaixonei!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: