Na crista da onda

grannis_selfport1.jpg 

Ele foi a inspiração de Alexander McQueen na última temporada de desfiles masculinos, com as coleções para a primavera-verão 2008. Figura idolatrada no meio do surf, o fotógrafo e wave rider LeRoy Grannis coleciona imagens lindas e únicas do universo em que ele nasceu, muitas delas reunidas num livro recém-lançado pela editora Taschen que já nasce cult. E, já que o surf é o esporte do momento na moda, vai aqui minha justa homenagem à figura.

51214abev4l_aa240_.jpg grannis06_s.jpg

Capa e foto interna do livro da Taschen 

McQueen conta que ao dar de cara com uma foto de Grannis, que mostrava um surfista pegando onda de terno e gravata, não teve dúvida: focou no esporte e a partir daí desenvolveu sua coleção, mantendo inclusive o aspecto retrô. A obra do fotógrafo se construiu principalmente nos anos 60 e 70, época dos pranchões e Kombis bicolores, que hoje em dia a gente gosta tanto de admirar.

mc-queen.jpg

McQueen, Spring 08

grannis03_s.jpg grannis20_s.jpg

LeRoy nasceu em Hermosa Beach (adoro esse nome!), na Califórnia, em 12 de Agosto de 1917, e desde sempre teve contato com o mar. Ganhou a primeira prancha do pai aos 14 anos e, algum tempo depois,  entrou pro primeiro clube de surfistas dos EUA, o Palos Verdes Surfing Club, onde conheceu seu mentor profissional, o dentista e fotógrafo (além de surfista, óbvio) John”Doc”Ball. Doc ensinou o beabá dos cliques na água ao novato, cujo talento se encarregou de construir a fama.

jjones_grannis1_h.jpg grannis02_s.jpg

Com sua caixa em alto-mar e uma Kombi bem 60´s

Fotografando para a Reef Magazine, LeRoy inventou uma caixa de borracha que permitia que ele trocasse os filmes na água, enquanto os outros fotógrafos tinham que voltar à margem toda hora para fazê-lo. Assim, garantia sempre cliques especiais a mais que os outros.

lange_grannis2_h.jpg

LeRoy em ação na terceira idade 

Hoje em dia, LeRoy está às vésperas de seus 90 anos e, mesmo tendo passado por diversos tratamentos contra o câncer de pele (anos 60…protetor nem pensar), continua pegando suas ondas e pratica windsurfe sempre que pode. Figura rara e emblemática,  vem recebendo justa homenagem. Para os que gostam de fotografia e procuram uma referência bacana sobre o esporte fashion da hora. Issa! (como diria Daniella Helayel)

Aliás, será que a Spezzato Teen também bebeu da fonte na sua campanha fofa de verão 2007-2008?

15353.jpg

Foto: Rodrigo Marques

2 Respostas to “Na crista da onda”

  1. Jesussssssssss
    esse blog é um vício!
    Qual o segredo, hein, Sir Sylvain?
    Beisoussssssssssss

  2. Issa! (como diria Daniella Helayel) é excelente

    de um viciado em trocadilhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: