Balanço de viagem

Voltei. Depois de 20 dias na Europa, com a cabeça fervilhando de idéias, de lembranças e de sensações, ainda que com fuso trocado, precisava postar algo. Dividido entre família, amor, shopping e o lado fashion da coisa, dá pra dizer que a viagem foi o máximo. Como foi muita informação a ser processada, vou listar aqui as coisas (ou tópicos, vai), independente do gênero, que mais me marcaram nesse período e que, de certa forma, resumem um pouco o que foram as férias.

margiela.jpg
Maison Martin Margiela, S/S 08

– No quesito moda, o primeiro grande momento foi, como contei em outro post, o pocket show do Prince no desfile de Matthew Williamson, em Londres, bem no comecinho da viagem. Depois, em Paris, vi Dior (um pouco boring pro meu gosto), Sharon Wauchob (muito legal!), Martin Margiela e seus ombros e um show meio duvidoso da AF Vandevorst, que exagerou na mistureba e teve uma das piores trilhas, de hard rock dos anos 80. No dia seguinte, Tsumori Chisato (sempre moderna -haja japonês na sala de desfile), Marithé + François Girbaud (comercial corretíssimo, jeanswear do bom, meio que uma mistura de Osklen, Zoomp e Ellus), Issey Miyake e seu universo nipofuturista cheio de volumes e utilitarismo e a mulher relax porém urbana de Véronique Branquinho. Depois desses dois dias, me deu um pânico de fashion week (afinal, eram férias, lembram?) e aboli todo e qualquer desfile, desviando meu olhar para a moda das ruas, tão interessante quanto.

– E foi nas ruas, no metrô, no estádio de futebol (sim, eu fui assistir a um jogo do Paris Saint-Germain, sagrado sempre que vou visitar a family), que pude constatar que os meninos estão se vestindo muito, mas muito melhor que as francesas. Reflexo do boom da moda masculina no mundo? Talvez. Só sei que vi muito parisiense de paletó sequinho, com colete combinando, ou então com camisas e pólos ajustadas combinadas com skinnies de todo tipo. Os cabelos todos maiores, bagunçados, e sapatos tipo derbies, de todos os tipos. Muito legal ver a preocupação de semi-adolescentes (ou jovens adultos) com a roupa que estão vestindo. Perguntem pra Maria como eram os estudantes que vimos no Bon Marché…

1001pfw1.jpg
Emmanuelle Alt, da Vogue Paris, Julia Restoin-Roitfeld, filha de vocês sabem quem e Kirsten Dunst com suas biker jackets

– E tanto os homens quanto as mulheres usam MUITA biker jacket de couro. A jaqueta tipo motoqueiro é a do momento. Está em toda parte, das lojas mais caras às mais populares, é febre. No fundo, é um clássico, até então renegado pela casta mais nobre da moda.Tendência forte, listada até pela Vogue Hommes, ao lado dos megamaxipulls, looks de veludo e as doudounes, aquelas jaquetas fofas tipo ski. No filme Control, a jornalista Annick, amante de Ian Curtis, usa uma linda biker durante boa parte do filme.

couv1.jpg

3764poster.jpg 

– Pois bem, todo mundo já falou e refalou sobre o filme mais cool do ano, Control. Eu assisti e posso dizer que é tudo verdade. Intenso é o adjetivo que eu acho que melhor o resume. Desde a narrativa, passando pela atuação dos atores e pela fotografia, que é um desbunde, além da trilha, claro, Control é mais que obrigatório pra quem gosta de música, cinema e fotografia. Se for fã da banda então, não tem desculpa. É daqueles filmes pra ter em DVD assim que for lançado. Ah! O figurino é impecável. Elegância discreta que eu adoro.

– Outra tendencinha das ruas que me chamou a atenção é a das minibolsas retangulares que se usam atravessadas no peito para guardar documentos ou pequenos objetos. Tinha mais homem do que mulher usando. E de todas as marcas: Vuitton, Burberry, Eastpack…Idem do metrô ao estádio de futebol.

– Por falar em estádio, impossível não se deixar contagiar pela Copa do Mundo de Rugby, que ainda está rolando na França e que teve como clímax maior a vitória da seleção local sobre os mais que favoritos All Blacks, ou a seleção na Nova Zelândia para os que não tem a menor noção do esporte. Parecia título da Copa de futebol, multidão nas ruas, buzinaço, etc…Coincidiu com a Nuit Blanche de Paris, noite em que lojas, teatros, museus, bares e clubs ficam abertos a noite toda. Já viu a baderna, né?

velib.jpg

– Iniciativa super legal em tempos de aquecimento global, trânsito caótico e sedentarismo teve a prefeitura de Paris ao criar os Vélibs, bicicletas que ficam espalhadas em diversos locais da cidade, à disposição das pessoas. Basta se cadastrar, comprar um cartão magnético que libera a bicicleta e sair pedalando. Tem centenas de pontos de bicicletas espalhados pela cidade e dá pra pegar num canto e devolver em outro. Com tempo ameno e ciclovias por toda parte, é excelente pedida. Todo mundo aderiu. Eu me limitei ao metrô mesmo…

– E não dá pra falar de Paris e não tocar no assunto comida, né? Vou citar apenas dois momentos gastronômicos marcantes da viagem. Um bom e outro ruim. O bom é a Tarte Tatin do Coffee Parisien (lembra muuuuito o Ritz, da decoração ao cardápio) na Rue Princesse, em St. Germain. A melhor da vida. Imperdível mesmo! A ruim, pelo menos pra mim, foi a descoberta do rognon de veau, ou rim de bezerro. Bizarro. Uma vez pra nunca mais. Tem quem ame, mas pra mim, Non, merci!

E agora, de alma renovada, pronto pra outra. De volta ao batente, isso sim….

Anúncios

6 Respostas to “Balanço de viagem”

  1. pepolino! seja bem vindo de volta!

    pepo pepo pepo peeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeepo peeepoooo pepoooooooooooooooooo peeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeepo!

  2. A viagem deve ter sido ótimaa!!! Queria ter visto Control e ter feito esses programinhas super legais que vc fez!

  3. bem vindo nojentinho!!!!
    saudades
    fiz um convite pra ti no meu blog, dá uma olhada e vê se aceita:
    http://dusinfernus.wordpress.com/2007/10/10/meme-5-livros-dus-infernus/

  4. welcome back! vc e a maria fazem super falta na blogolândia!
    e as jaquetas, hein? será que aparecem por aqui? (é uma dificuldade dar certo na vida de pobres mortais…)
    =)

  5. forademoda Says:

    OOOOOOOO Delícia de viagem!!! OOOOOOOOO Delícia de post!!!! Te espero com saudades amanhã, hein!!!!

  6. […] jaquetas de couro, as perfecto e as motociclistas mais: o Sylvain e a Maria Prata já estão usando, e eles sabem das coisas. Modelagens mais perto do corpo, que depois de temporadas e temporadas de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: