New kids on the arrondissement

yp2.jpg 

Da série matérias incríveis que precisamos ler, saiu uma no Figaro – que, deliciosamente, mantém uma seção de moda só para homens em seu site – um tanto reveladora sobre o momento atual da moda masculina, sobretudo entre os mais jovens, e que explica um pouco o fenômeno de elegância dos ados franceses. Na minha última passagem por Paris eu já tinha percebido todo um movimento nesse sentido. A toda hora se esbarrava com adolescentes vestidos de forma tão elegante e tão cool que dava até raiva. No metrô, na porta dos colégios, no Bon Marché masculino (onde mais no mundo se vê meninos de 16 anos fuçando as araras atrás das peças mais fashion do Paul Smith, Miu Miu e Jil Sander? Maria tá de prova…)…em todo lugar tinha um mais arrumado que o outro. E sem pretensão alguma, o que é melhor. Pra vocês entenderem do que estou falando, peguem o visual da banda Phoenix e vista-o em garotos do 1o. colegial. Tá pronto.

2007_sudoeste_phoenix.jpg
Phoenix: a referência

A matéria do Figaro não fala só dos parisienses. Conta, de uma maneira mais ampla, de onde vem e pra onde vai esse gosto cada vez mais apurado dos meninos em relação às meninas. Cita como referência a série britânica Skins (aqui dá pra entender um pouco o “clima”), novo fenômeno teen, que faz a Malhação parecer programa infantil para crianças de 7 anos. Vestidos da maneira mais edgy possível, os meninos da série enfileiram pólos slim, cores fluo, coletes de todos os tipos e óculos de armações incríveis, enquanto as meninas são retratadas de uma maneira mais banal, meio sem graça.

ypgreyweb.jpg

O fenômeno dos meninos fashion pode ser sentido na maioria dos lycées de Paris, onde as meninas tendem a se pausterizar com o combo skinny-bailarina-top soltinho, ao mesmo tempo em que os meninos montam looks bem mais elaborados, com peças garimpadas em lojas secretas, que eles fazem questão de não divulgar muito e que são o oposto das Zaras e H&Ms tão disputadas pelas garotas.

A conclusão da matéria é que os verdadeiros trendsetters são os meninos. E a música. Muitas das tais lojas secretas dos garotos parisienses tem forte ligação com a música. E algumas das grifes mais cool do momento tem essa ligação, vide Kitsuné, Surface to Air (fazem clipes para o Justice, organizam o salão hype da moda masculina Rendez-Vous e ainda fazem roupas bacanas) e A.P.C. Não é à toa que um dos looks mais imitados pelos garotos é o do Pete Doherty. Aliás, os fenômenos de moda oriundos da música foram, em sua grande maioria, desencadeados por…homens. Do punk ao estilo rapper, dos mods à New rave, só dá homem. Há.

Pra quem quiser ver a matéria original, clica.

(Fotos tiradas do Sartorialist, que diz, na legenda de uma delas: “Some of the kids in Paris are so chic it makes me mad I had to grow up in Indiana”)

Anúncios

5 Respostas to “New kids on the arrondissement”

  1. muito bom esse post, sylvain.
    e aqui no Brasil os meninos do primeiro colegial só querem saber da ultima moda lançada pelo show de breguice das 5 da tarde.
    abs!

  2. está de parabéns, tenho 14 anos e muita gente me olha ‘estranho’ as vezes porque tenho um gosto requintado para roupas 😉

  3. OS MENINOS ESTÃO COM TUDO, ACREDITO QUE AQUI NO BRASIL ISSO ESTÁ CHEGANDO , CLARO QUE AINDA DEVAGAR VIVEMOS NUM PAIS MACHISTA ISSO É CULTURA.
    MAS COMECEM OLHAR MAS AO REDOR OS GAROTOS AQUI ESTÃO COMEÇANDO A SE LIGAR . GRAÇAS A DEUS.

  4. Que loucura esse trailer da série Skins.

  5. Realmente, eu costumo entrar no sartorialist, inclusive tinha add essas fotos, achei o máximo!!! com certeza como aí mesmo diz as mulheres (e isto não é só um fenômeno europeu, aqui no Brasil é mto comum calças apertadíssimas, de cintura baixa, cabelos compridos e tingidos de louro, por exemplo) tendem a “pasteurizar”, enquanto os garotos, que mtas vezes se vestem do jeito que tão afim sem ligar pra modinhas dão mto mais show de estilo (provando, sem nenhuma grande pretenção, nem fazendo esforço que estilo é algo bem diferente de moda!).No Satorialist, inclusive, li que o fotógrafo irá fazer uma exposição em q o tema é justamente, garotos hiper cool encontrados nas ruas, tem um monte de fotos legais no site!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: