Post técnico

cravattes.jpg 

Inspirado pelo post sobre o Paul Smith, que prega os benefícios de uma vida com mais cores na hora do vestir, e pela nova campanha Sound of Color, da Gap (aqui dá pra entender bem), resolvi compartilhar algumas dicas de como acertar o tom de acordo com as características físicas de cada um. Sim, porque o estilo geral de um homem depende de um conjunto de coisas. A elegância não está somente nas grifes escolhidas, mas também na harmonia com que se combina cores de acordo com o tom de pele, cor de cabelos e dos olhos. Atenção, gente, o tom do post é digno de escolinha, mas não tinha muito jeito. Espero que dê pra entender.

Combinações de cores podem ter efeito mais ou menos harmonioso aos nossos olhos, acostumados a reconhecer associações de tons pela natureza afora. Para entender direito como funciona vamos a algumas regrinhas básicas sobre as cores:

cercle-chromatique.jpg 

Num círculo cromático, onde são representadas as cores primárias (azul cian, amarelo, magenta), secundárias (verde, laranja e violeta) e terciárias (roxo, azul índigo, turquesa, dorado, escarlate…), existem duas maneiras de formar pares de cor: ou investindo no contraste de duas cores opostas no círculo ou juntando cores de tons próximos -como bege e marrom- quase que num degradê. Evite usar cores diferentes que estejam muito próximas no círculo (marrom, azul marinho e preto) ou mais de 3 cores juntas, pra não correr o risco de camuflar sua personalidade. Prefira uma cor dominante que pode ser quebrada por uma cor oposta ou complementar.

Pra saber quais os tons que combinam mais com você, defina primeiro a qual família de cores você pertence:

– Se seus cabelos são castanhos com áreas loiras ou cobreadas, seus olhos castanhos, verdes ou azuis e sua pele é clara puxando para o dourado, você é um homem primavera;

– cabelos loiros, olhos azuis e pele bem clara, daquela que fica rosada no sol, são caracterísiticas de um homem verão;

– você é um homem outono se seu tom geral remete à cartela de cores da estação, ou seja, tem cabelos castanhos ou ruivos, olhos marrons ou verdes e até algumas sardas pontuando seu rosto ;

– a pele do homem inverno é pálida como marfim mas pode ter tons de oliva, os cabelos são bem escuros, cinzas ou esbranquiçados e os olhos igualmente escuros: chocolate, azuis ou verdes.

Suas cores: Homem primavera: tons quentes, marfim, bege, caramelo, tons terrosos, o cinza elefante, dourado, verde, azul pastel ou turquesa e o amarelo. Nada de preto,  branco ou azul escuro.

Verão: Os tons frios combinam bem. Azuis, cinza prateado, branco, cinza lavado, violeta. Evite o amarelo, o laranja e o off-white.

Outono: As cores mais apropriadas neste caso são os verdes, marrons, vermelho sangue, o pink e o azul oceano. Preto, marinho e tons clarinhos de rosa tem que ser evitados.

Inverno: Abuse dos tons vivos de azul, verde, vermelho, amarelo e fúcsia, que ficam ótimos se combinados com tons neutros como preto e cinza.

É isso. Não sei se acredito piamente em tudo e nem acho que tudo isso deva ser levado ao pé da letra, assim como todas as regras de vestuário, mas é um bom caminho. Tudo indica que sou um homem inverno (apesar de incorporar tons das quatro estações na minha vida), e você?

Anúncios

9 Respostas to “Post técnico”

  1. É, assim como você acho um exagero essas definições. Erradicar uma cor da sua vida?
    Sou um homem primavera ao que parece…
    Uma dúvida, um negro é o que nessa classificação?

  2. Oi faço o curso de consultor de imagem do Senac BH e estudamos a teoria de Itten ,as cores tem tudo a ver e é mais mais interessante do que agente imagina. As cores são fundamentais na nossa comunicação visual.

  3. Pelo visto os morenos e negros ficaram de fora da cartela de cores da elegância…

  4. ai, sylvain, vem trabalhar com a gente? sério?

  5. Branco,
    vc tem razão, não tem nada específico para negros no texto. Talvez pq a fonte do estudo seja européia, aí já viu, né? Mas analisando a relação das cores, eu diria que os morenos e negros são homens inverno, o que vc acha? O tom oliva de pele especificado no tópico ajuda a fazer essa relação. Enfim, eu continuo achando que regras existem para serem quebradas e tudo bem. Obrigado pela visita no blog. Ah! E adorei a ironia de seu sobrenome com o comentário (branco, negro, tals…..hehehe). Abs.

  6. Valeu pela resposta.
    Muito bem argumentada por sinal…
    Mas não sei se os morenos e negros são essencialmente homens de inverno.
    Muitos ficam super bem num outfit branco ou “khaki” durante o verão.
    Acho o contraste fresh e ainda assim elegante.
    Eu, sendo moreno, adoro o frio (e acabo me encaixando na sua definição).
    Então…me convenceu.
    Quanto à visita ao blog, é diária e obrigatória. Super edgy.
    Abraço.

  7. mina duvida é a de muitos, que até foi respondida..(pra mim ainda ficou meio vago, mas tudo OK)..

    é, sou negro e n me vi, enquadrado nesse quadro de cores..

    será que ser negro é n ter cor, nem definição pra vestuario..??

    (n , eu n vou entrar numa questão racial aqui, afinal o Blog é de moda, e n de etinias..)

    leio-o todos os dias..

  8. peeeeepo, tu que é francês, me manda novas dicas de parrrrí que estou indo passar meu aniversário e mais 2 semanas por lá…

  9. Jesus Oliveira Says:

    Li um artigo numa revista há muitos anos, bem mais extenso mas com a mesma idéia. O autor dizia especificamente que negros, orientais e homens com características do sudoeste asiático devem ser considerados, nessa clissificação, como homens inverno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: